terça-feira, 4 de dezembro de 2012

UM CAMINHO NOVO



UM CAMINHO NOVO


Texto: “Haja, contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes” (Js 3.4).
Introdução:
A Bíblia fala de várias coisas novas: nova aliança, novo nome, nova Jerusalém, novo homem, novo céu, nova terra, nova criatura, novo coração. Vivemos um tempo novo, Deus tem um vinho novo, ele está fazendo novas todas as coisas. Para que caminhemos neste novo caminho, segundo a proposta de Js 3.1-17, algumas coisas precisam acontecer:
1. Santidade.
“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós” (v.5).
Sempre que Deus vai fazer algo, ele leva o seu povo à santificação.
2. Presença de Deus.
“E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo” (v.6).
A arca era o símbolo da presença de Deus, e a ordem era no sentido de que ela fosse levada à frente do povo. Deus está à frente, não temos, portanto, o que temer.
3. Vitória sobre os inimigos.
“Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus” (v.10).
Deus está limpando o caminho, o inimigo estão sendo abatido. Todos os que se levantam contra os propósitos de Deus serão por ele afastados. Veja: “Não os temais, porque o SENHOR vosso Deus é o que peleja por vós” (Dt 3.22); “Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis” (Ex 14.13, 14).
4. Fé.
“Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas” (v.13).
Foi preciso que os sacerdotes molhassem os seus pés para que o Senhor abrisse as águas.
5. Maravilhas.
“E aconteceu que, partindo o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca da aliança adiante do povo. E quando os que levavam a arca,
chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa), Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó. Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão” (vs.14, 17).
Quando o povo obedeceu, o resultado foi lindíssimo: Deus separou as águas e Israel passou o Jordão.
Conclusão: Deus, nestes dias, quer que andemos por caminhos novos. Vivemos um tempo novo de Deus.

EMBAIXO DA COBERTURA DE DEUS


EMBAIXO DA COBERTURA DE DEUS
Texto: Salmo 91 

Introdução: Quando entregamos nossa vida totalmente a Deus, através de Jesus, passamos a viver debaixo de suas asas, ou seja, sob a sua total cobertura. Quem não tem essa cobertura precisa buscá-la, pois uma vida sem a cobertura de Deus estará sendo alvo dos constantes ataques do maligno. 

1) O QUE SIGNIFICA ESSA COBERTURA? 
● Proteção do Senhor, dos ataques e das setas do inimigo. Sl. 91.3-6 
● Livramento diário das tribulações. V.7 

2) COMO BUSCAR ESSA COBERTURA? 
● Habitando na presença de Deus, no seu esconderijo. V.1; Sl 27.4 
● Fazendo do Altíssimo a sua morada. Sl 27.9 
● Apegando-se ao Senhor com amor. Sl. 27.14 

3) COMO DESFRUTAR DESSA COBERTURA? 
● Tomando posse das promessas de Deus 
Exemplos: 
1- Livramento. Vs.3,7,12,14 
2- Segurança. Vs.4,10,11 
3- Conforto e paz. Vs.5; Is 26.3, 4 
4- Proteção: Vs.11,12 

4) COMO PRESERVAR ESSA COBERTURA? 
● Declarando sempre sua confiança no Senhor. V.2 
● Invocando sempre o nome do Senhor. V.15 

DINÂMICA PARA OS DISCÍPULOS 
1- Você já aprendeu a viver debaixo da cobertura de Deus? 
2- Quem não vive debaixo da cobertura de Deus, viverá seguro ou inseguro? 
3- Você acha que, alguém que anda no pecado está livre do mal? 
4- Aconteceu algo com você nessa semana, que te fez lembrar da cobertura de Deus sobre você? (compartilhe). 
Conclusão: 
Peça a Deus para que estenda as suas asas sobre sua vida, para que você comece a desfrutar da sua segurança, e busque a sua presença numa atitude de entrega e rendição diante Dele reconhecendo que só debaixo de sua cobertura é que você estará seguro.
 
Saiba que: somente através de Jesus você poderá chegar ao Pai e desfrutar desta cobertura (João 14.6). Faça hoje mesmo uma aliança com Ele e receba paz e segurança.

Mostrando-se Forte no Dia da Angústia



Mostrando-se Forte no Dia da Angústia


Texto: Provérbios 24.1-10

Introdução: O fracasso é uma experiência que faz parte da vida de qualquer ser humano. Todos nós já enfrentamos situações de fracasso, pois isto faz parte da vida de todos aqueles que desejam vencer. Por isso devemos enxergar o fracasso como uma oportunidade para encontramos o caminho da vitória confiando que o Senhor nos livra de todas as aflições: “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas” (Sl 34.19).

1. SENDO A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTOO profeta Jonas é um típico caso da pessoa certa que se colocou no lugar errado. Para Deus ele era a pessoa certa para anunciar a destruição da cidade de Nínive. Porém, ao invés de obedecer e se colocar no lugar certo, ele decidiu fugir demonstrando fraqueza diante da angustia.Só depois que reconheceu o seu erro e confessou o seu pecado, Jonas restaurou a sua força e confiança em Deus, pois ele era a pessoa certa que precisava entender que o lugar certo era estar no centro da vontade de Deus.Em todas as coisas e para todas as pessoas Deus tem um plano com missão, tempo e local. Por isso precisamos ser para Deus a pessoa certa no lugar certo e nunca nos desesperarmos diante dos momentos de lutas e aflições, pelo contrário, devemos nos mostrar fortes em todas as situações.
2. TENDO O OBJETIVO E O FOCO CERTODeus criou cada pessoa com um objetivo e só alcançaremos este objetivo se nos submetermos aos propósitos que Ele traçou. Devemos agir como o ap. Paulo que não deixava que as situações adversas tirassem o seu ânimo, mas prosseguia para conquistar o prêmio reservado por Deus.” Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.12-14). Focar é priorizar e Jesus nos ensinou a priorizar o reino de Deus em nossa vida. Se fizermos isto, as outras coisas serão acrescentadas, veja Mateus 6.33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Infelizmente muitos tem se dispersado priorizando outras coisas em suas vidas e acabam enfrentando o fracasso. Por isso priorize sempre o Reino de Deus em sua vida.

3. TENDO COMPROMISSO E DISPOSIÇÃOCompromisso exige dedicação e envolvimento. Jesus ensinou que o nosso coração estará onde estiverem as nossas prioridades (Mt 6.21). Por isso devemos fazer tudo de todo o coração, como para o Senhor e não para homens" (Cl 3.23). Isto nos manterá fortes diante das dificuldades;Muitos têm fracassado porque não têm disposição para mudar. Mas não podemos esquecer que a salvação em Jesus só é conseguida por aqueles que assumem o compromisso com Cristo e se arrependem dos seus pecados. Isto provoca a mudança em nossa mente, sentimentos e atitudes nos fazendo caminhar em "novidade de vida" veja “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Rm 6.4). Conclusão: Se nos mostrarmos fracos diante das adversidades, demonstraremos que não temos força alguma. Por isso devemos nos manter fortes em todas as circunstâncias, sendo a pessoa certa no lugar certo, tendo objetivos e foco certo e acima de tudo, compromisso e disposição para seguir Jesus.

NÃO SEJA CONFORMADO COM POUCO




NÃO SEJA CONFORMADO COM POUCO

Texto: Atos 19.11-16

Introdução - Há pessoas que se contentam apenas em serem crentes, sentar nas cadeiras da Congregação, ir a uma célula, participar do culto, voltar para casa, levar uma vida sem realizações no Reino de Deus. Entretanto, Deus nos chamou para Sua Obra, pois, somos os instrumentos que Ele possui para expandir seu Reino, para fazer diferença neste mundo. 

I. Paulo fez diferença 
• Deus, pelas suas mãos, fazia milagres extraordinários. At 19:11,12. 
• Satanás conhecia quem era Paulo. Sabia que ele realmente servia ao Senhor. 
• Através de Paulo o nome de Jesus Cristo era engrandecido. 

II. O que Deus tem feito através de nós? 
• Que diferença estamos fazendo no mundo? 
• Como reage Satanás diante daquilo que estamos fazendo? 
• Ele nos conhece? (Como conhecia a Paulo) Sabe que em nós está o caráter de Cristo? Não gostaríamos que Satanás dissesse: “a Jesus conheço e sei quem és (teu nome)”? Atos 19:15. 

III. Como podemos fazer diferença? 
1. Permitindo que o Espírito de Deus atue em nós da mesma maneira que atuava em Paulo. 
2. Pagando o preço para caminhar em santidade em todos os aspectos da vida: o cuidado no falar, pensar, vestir, agir etc... 
3. Renunciando à própria vontade a fim de obedecer a Deus; 

Conclusão - Ficaremos sentados lendo a respeito de Paulo? Admirando o que fez e lendo o que disse? É bom que o façamos: que leiamos sobre ele. Que nos sacudam suas palavras e admiremos suas ações, pois essas moveram o mundo e o movem ainda hoje. Porém não podemos de maneira nenhuma nos conformar com isso. Temos que sair e fazer o que ele fez, agir como ele agiu. 
Paulo fez e disse o que Deus lhe mandou, foi obediente, destemido… façamos o mesmo! 
 
Não nos conformemos com o pouco. Levemos à sério o que Deus quer realizar através de nós. Não sejamos um espectador da Obra, mas um instrumento. Devemos mover o mundo com SEU amor. Um novo ano um novo recomeço e uma nova oportunidade para impactarmos uma geração através do poder de Deus em nossas vidas.