domingo, 18 de março de 2012

APOSTILA 02/2012-REDE DE CÉLULAS - 4ª REGIÃO DE ANANINDEUA




APOSTILA 02 - CATEDRAL DO AVIVAMENTO


REDE DE CÉLULAS


LIÇÃO I


A SEMEADURA E A COLHEITA

O que precisamos fazer para acontecerem os sinais e o mover poderoso do Espírito Santo em nosso meio?

Urge primeiramente atentarmos para a necessidade de oração, do testemunho e da pregação do Evangelho do Reino de Deus. Ao assim fazermos, o Senhor coopera conosco e confirma a palavra que pregamos, que semeamos, por meio da operação de sinais e maravilhas que se seguem - Mc.16:20; At. 9:31; Mt 7:13,14; Lc. 9:60-62, 14:33.

Ao semearmos, encontraremos todos os tipos de terra, que são as pessoas e seus corações - Mc. 4:1-9. O nosso objetivo é encontrar a terra boa. O objetivo maior de todo o capítulo 4 do Evangelho segundo Marcos, é o de como semear a Palavra para que produza cem vezes mais - Mc. 4:14-20.
Tudo começa com oração, obediência e semeadura - At. 10:29,30. Necessitamos semear onde quer que formos. Na condução, no trabalho, na escola e faculdade. Precisamos conversar entre nós sobre a Palavra, compartilhar e memorizar textos completos. Para que serve a Palavra recebida se ela ficar escondida para sempre? Todos podem produzir a cem por um. Qualquer um que tenha ouvido para ouvir, ouça.

Qualquer que ouve pode ter mais (Mc. 4:21-25).

São bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam (Lc. 11:28). A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10:17). Tem que existir um início. Alguém tem que semear. Todos da parábola podiam ter mais. Todos ouviram, porém reagiram diferentemente. Mas, o importante é que todos ouviram.

Todo o Reino de Deus está baseado no Princípio:

Semear para produzir cem vezes mais. Significa que nem sequer temos que entender como isto acontece. Com certeza, o que for semeado vai crescer de maneira grandiosa (Mc. 4:26-29, 30-32), operando por este princípio: fé, obras de cura, obras de arrependimento e salvação, discipulado, finanças, obras de socorro, etc. A Palavra de Deus é VIDA.
Quando semeamos a palavra, ela cresce; não sabemos como, mas acontecerá. É tão importante semear que Paulo até admite que isto seja feito ainda que por inveja e contenda. O poder está na Palavra de Cristo e cada um vai dar conta de si mesmo diante do Senhor - Fp. 1: 15-18. A Fé, para ser aumentada, tem que ser semeada como semente (mostarda) - Lc. 17:5,6. A palavra de salvação produzirá salvação; dons produzirão manifestação dos dons, etc.

Vamos colher na proporção da semeadura.

É um principio geral. Deus é quem dá a semente ao semeador e é Ele quem multiplica os frutos da sementeira - II Cor. 9:6,10. Através da semeadura, os ministérios do corpo são ativados. A semeadura da Palavra, em oração e obediência, será sempre acompanhada do mover do Espírito Santo, dos sinais e das operações de Deus - I Cor. 12:28, At. 10:44-46.


LIÇÃO II

O FILHO PRODIGO NA CASA DO PAI

Texto: Lc.15:11-32


Introdução: Na maioria das ministracões, quando falamos deste texto logo pensamos no filho que gastou toda a sua herança perdendo tudo que seu pai havia dado. Mas nesta parábola tem três personagens principais: o filho mais novo – o que se foi - o pai e o filho mais velho - que ficou. Faremos um comparativo entre o que se foi e o que ficou.

1) Onde estava o filho que ficou? Onde o pai queria que ele estivesse?
Ele estava no campo, junto aos servos.
Ele se identificava com os servos.
Por que ele não estava junto ao seu pai naquele momento?
Será que a vontade do pai para ele, era que estivesse no campo junto aos servos? Será que ele se importou em perguntar ao pai qual era a sua vontade; afinal era filho e não servo.
Quando o filho mais moço voltou e pediu ao pai que o tratasse como um dos servos, não foi isto que ele fez, e sim, chamou os servos para darem a ele a melhor roupa, colocarem um anel no seu dedo e colocarem sandálias nos seus pés. Ou seja, o pai sabia diferenciar muito bem um filho de um servo.

2) Sua primeira atitude diante do pai com o retorno do seu irmão:
(v.28 e v. 29) Ele indignou-se. Por quê?
Porque ele achava que seu pai deveria tratá-lo melhor; achava que o pai deveria enchê-lo de presentes da fazenda, porque não entendia que tudo que tinha na fazenda também era seu. Ele não sentia-se filho, sentia-se servo, logo, não se achava no direito de desfrutar daquilo que já tinha por direito legal, por ser filho. Ele condenava a atitude do pai, que além de perdoar seu irmão deu uma festa. No seu conceito aquele sujeito que havia feito tudo errado, não era merecedor, ele sim, pois sempre fazia tudo para agradar, no entanto nunca havia recebido se quer um cabrito, como ele disse.
Diga: “Pai! Eu não quero ser tão egoísta e sem misericórdia, ao ponto de não saber perdoar e ainda condenar ao Senhor pela Sua infinita misericórdia com meu irmão. Ajuda-me a deixar de ser servo, e me tornar filho. Amém”

3) Sua insatisfação:
Ele estava na casa do Pai, porém sentia necessidade de se alegrar com os amigos (v.29) isto demonstra quanta insatisfação tinha no coração. Na verdade ele sentia-se obrigado a servir seu pai, talvez ele não tenha feito o mesmo que seu irmão por uma questão de moralismo, mas ele estava tão insatisfeito quanto ele, ou até mais. Isto demonstra que ele não tinha uma aliança com seu pai, o que ele tinha era medo de ser julgado pelos outros com ele julgava seu irmão.

Conclusão: Tudo que o Pai tem é nosso por direito legal, mas para conseguirmos desfrutar das Suas bênçãos, precisamos ser filhos de verdade.
O filho mais moço entendia isso, o mais velho não.
É assim que o Senhor faz conosco, Ele não nos manipula ao ponto de querer a nossa obediência com fardo e jugo, fazendo somente aquilo que Ele nos ordena como imposição, mas Ele quer que tenhamos liberdade de conversar com Ele, perguntar para Ele como acharia melhor que fizéssemos.
Ele quer que preparemos um banquete junto com Ele por estarmos alegres e não para nos alegrarmos.

Aplicação
- Será que nós não estamos agindo da mesma maneira que este filho?
- Será que este filho conseguia ter intimidade com o pai?
- Será que ele tinha coragem de encostar sua cabeça no peito do pai e contar para ele todas as suas dificuldades e medos?
- Será que na verdade ele não tinha uma ponta de inveja do irmão, porque ele fazia aquilo que ele tinha vontade e não tinha coragem?
- Comece a dizer para o Senhor como você está.
- Diga para Ele que você quer ter uma aliança verdadeira com Ele.
- Diga para Ele que você não quer estar na casa d'Ele como servo, mais como um filho de verdade.
- Diga que você não quer mais servi-Lo com culpa e com jugo, porque você decidiu ser filho e filho serve ao pai por amor


LIÇÃO III

O MEDO

I Jo 4:18 - "... o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. "

Esta passagem nos mostra um princípio. Vemos que além de impedir que o amor de Deus se expresse, o castigo é o próprio tormento causado pelo medo. Como o medo não se origina em Deus, e é contrário a todos os seus atributos, ele abre a porta para os atormentadores satânicos. Note como Satanás escraviza:
Hb 2:14-15 - " Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele ( Jesus) também participou desta condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte. "

Jó teve uma experiência amarga por causa do medo.

Jó 3 :25,26 - " Aquilo que temo me sobrevêm, e o que receio me acontece. Não tenho descanso nem sossego, nem repouso, e já me vem grande perturbação."

O medo é uma forma do inimigo nos controlar e conseguir os seus intentos. Aqueles que o serviram de maneira mais próxima, como no caso de macumbeiros, feiticeiros, etc., mesmo depois de receberem Jesus Cristo como Senhor, no início, têm medo de destruir seus ídolos porque foram treinados pelo poder do medo. Foi no medo que impediu os filhos de Israel de entrarem na terra prometida ( Nm 13:25 - 14:38 ). Os filisteus paralisaram o exército de Israel pelo medo, através de apenas um homem , Golias - I Sm 17:1-24.

I Jo 3:8 - " Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou : para destruir as obras do diabo."

Rm 8:15 - " Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos por meio do qual clamamos : Aba, Pai. "

II Tm 1:7 - " Pois Deus não nos deus um espírito de medo, mas de poder, de amor e de equilíbrio. "
Jesus Cristo destruiu o medo ( Hb 2:14,15 ).

O Espírito Santo nos reveste de poder:
At 1:8 - " Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas "

Note que antes da descida do Espírito Santo, revestindo-os de poder, eles estavam com medo :
Jo 29:19 - " Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus..."

At 4 : 8-13 - " então Pedro, cheio do Espírito Santo,disse-lhes... vendo a coragem de Pedro e João , e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. "

I Jo 4: 18 - " Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor, permanece em Deus , e Deus nele. No amor não há medo; pelo contrário, o perfeito amor expulsa o medo..."

Assim, podemos viver sem nenhuma espécie de medo, e, vemos claramente que a vacina contra o medo é o amor de Deus em nós, e fluindo através de nós. Este amor está em nós porque já foi derramado em nossos corações. ( Rm 5:5 )

Renuncie agora a todo tipo de medo que você agasalha. Peça perdão a Deus e creia que foi perdoado. Com fé declare ao Pai que aceita o Seu amor derramado em você. Que você decide amar através desse amor, que é sobrenatural e que não é um sentimento. Quando algum vestígio de medo se levantar em você, rejeite em Nome de Jesus Cristo, e ore declarando o seu amor por Deus, sua confiança (fé) Nele, e em sua Palavra, como por exemplo :

Sl 56: 3-4 - " Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um ser de carne ? "

Sl 118 : 5-6 - " Em meio à tribulação invoquei o nome do Senhor, e o Senhor me ouviu e me livrou. O Senhor está comigo, não temerei. Que mal poderá me fazer o homem ? "


LIÇÃO IV


Conquistas para crescer em prosperidade


E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção (Gn. 12:2)

Três áreas fundamentais precisam ser conquistadas para uma consolidação com êxito, a fim de trazer a prosperidade com crescimento.

1. Conquista familiar

Não existe consolidação sem se pensar na família, a célula principal. I Timóteo 5:8 diz que devemos consolidar o cônjuge, os filhos: "Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo". Devemos fazer de cada fase a melhor fase no relacionamento familiar, pois, se um líder estiver bem com a sua família, terá êxito em todos os seus projetos. Este líder verá que a consolidação e a prosperidade virão sobre as suas células e sobre a sua vida pessoal de uma forma tremenda e sobrenatural.

2. Conquista espiritual

Para consolidarmos outras vidas é preciso primeiro estarmos consolidados; para ministrarmos sobre prosperidade isto é preciso ser real em nós. Nesta fase do avivamento espiritual é necessário investirmos tempo em conhecer a Deus, em uma maior intimidade com o Espírito Santo, trazendo um conhecimento profundo da nossa própria vida.

3. Conquista emocional

É preciso deixar o sentimento de medo, fracasso, incapacidade, covardia, traumas da fase da infância até hoje, tudo aquilo que nos impede de crescer, de alcançar os planos de Deus para nós. Em qualquer área o líder da Igreja em Células deve ser aprovado nas suas emoções e no caráter irrepreensível.


A RAPOSA E O LENHADOR

Existiu um lenhador que acordava ás 6 horas da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava tarde da noite.
se lenhador tinha um filho, lindo, de poucos meses, e uma raposa, sua amiga, que tratava como bicho de estima e de sua total confiança.

Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa cuidando de seu filho.
Todas as noites, ao retornar do trabalho, a raposa ficava feliz com sua chegada. Os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um bicho, um animal selvagem e, portanto não era confiável.
Quando ela sentisse fome, comeria a criança.
O lenhador, sempre retrucando com os vizinhos, falava que isso era uma grande bobagem.
A raposa era sua amiga e jamais faria isso.

Os vizinhos insistiam:
Lenhador abra os olhos! A raposa vai comer seu filho.
Quando sentir fome!
Um dia, o lenhador, muito exausto do trabalho e muito cansado desses comentários, ao chegar em casa viu a raposa sorrindo como sempre e sua boca totalmente ensanguentada......

O lenhador suou frio e sem pensar duas vezes acertou o machado na cabeça da raposa....
Ao entrar no quarto, desesperado, encontrou seu filho no berço dormindo tranquilamente; ao lado do berço, uma cobra morta...

O lenhador enterrou o machado e a Raposa juntos.

Se você confia em alguém, não importa o que os outros pensem a respeito, siga sempre o seu caminho e não se deixe influenciar; mas, principalmente nunca tome decisões precipitadas sobre seu amigo, por que ele é mais que um irmão....









SEMINÁRIO DE CELULAS DA JUVENTUDE