sábado, 9 de junho de 2012




LIÇÃO IV nº 20


O ENCONTRO QUE MUDOU UMA VIDA


Texto: Lucas 19.1-10

Introdução: Zaqueu, um homem que venceu todos os desafios e barreiras para ser livre. Zaqueu, embora fosse um homem de uma alta posição social, cultural, material e financeira vivia com um grande vazio na alma, além do fato de ser odiado pela sua própria nação por causa do seu trabalho como cobrador de impostos para Roma. Ele, porém soube buscar a solução na pessoa certa, “JESUS”.

1) Ele venceu a barreira da multidão
1- Precisamos dar crédito à palavra de Deus e não ao que as pessoas pensam. “E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura” (V.3).
2- Precisamos aprender a abrir mão de coisas e pessoas que nos impedem de irmos a Jesus. “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna” (Mt 19.29).
3- As pessoas que estão perto de você, têm te conduzido à presença de Jesus.

2) Ele venceu a barreira dos problemas pessoais.
“E correndo adiante, subiu a uma figueira brava para ver, porque havia de passar por ali” (v.4).
1- Preconceito: Tinha uma alta posição social para subir numa árvore.
2- Complexo: Era baixinho.
3- Orgulho: Falsa aparência e a religiosidade.
4- Você tem sido impedido de aproximar-se de Jesus por causa de algum problema pessoal?

3) Ele venceu a barreira da rejeição.
“E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado” (V.7,8).
1- O publicano era odiado pelo seu próprio povo
2- Eram taxados de ladrões e exploradores do povo
3- Ele venceu as críticas e a oposição
4- Você tem sido criticado por causa do seu amor a Jesus?

4) O que aconteceu com Zaqueu?
1- Jesus conhecia a Zaqueu – “E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa” (V.5).
2- Jesus foi à casa de Zaqueu – “E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão” (V.9).
3- Jesus transformou a vida de Zaqueu – “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (V.10).
4- Você já convidou Jesus para habitar em sua casa (coração)?.

Conclusão: Quando Jesus entra no nosso coração, Ele muda toda nossa vida e satisfaz plenamente a nossa alma, pois, assim como Ele conhecia a triste realidade de Zaqueu, também conhece a realidade de cada um de nós.

LIÇÃO III   nº 19
AINDA VALE A PENA SONHAR
Texto: “Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha” (Salmo 126.1).

Introdução: Alguém já disse que “o homem não morre quando deixa de viver, e sim quando deixa de sonhar”. Se a vida não tivesse sonhadores tudo seria sem graça, não haveria motivos para se viver, pois a beleza da vida está no colorido dos sonhos, que nos falam de esperança, de perspectivas, de novos horizontes a serem visualizados, de uma estrada a ser percorrida.
Alguém já disse que “o homem não morre quando deixa de viver, e sim quando deixa de sonhar”.

1. Há dois tipos de sonhos: O primeiro é aquele que sonhamos dormindo e, o segundo, trata-se do que sonhamos acordados. Sonhar faz bem para o corpo, para a alma e para o nosso coração! Para quem tem problemas com dinheiro, temos uma maravilhosa notícia para dar: sonhar não custa nada. Você não terá que pagar absolutamente nenhum centavo, e sim, acreditar em você mesmo, crer nos seus sonhos e, acima de qualquer questão, confiar os seus sonhos a Deus.

2. Vale a pena sonhar: Os sonhos regam uma mente infrutífera; os sonhos fazem florescer o jardim do nosso coração com as mais lindas flores da primavera; os sonhos nos fazem vislumbrar um mundo melhor. Todos quantos estão parando de sonhar estão abandonando simplesmente o prazer de viver. Os sonhos são como um novo amanhecer. Vêm nos trazer boas novas de um dia melhor, de um mundo melhor, pois sonhar faz parte da vida de gente capaz, de gente que pensa, de gente visionária.
L.19
3. Sonhe e veja além do óbvio: Acreditar que ainda vale a pena sonhar é para os que conseguem enxergar além do óbvio; eles vêem onde ninguém viu nem consegue ver; os que ousam sonhar não têm limites. Seus limites vão além dos demais. Os sonhadores são ilimitados, pois nos seus corações pulsam conquistas, vitórias. No seu sangue nutrem uma única palavra: “vencer ou vencer”. Eles sabem que a vida só tem sentido quando se sonha pra valer. 

Conclusão: O ex-presidente americano Richard Nixon afirmou: “os covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam e os vencedores nunca desistem”. Um sonhador nunca se acovarda, está sempre tentando mais uma vez. Mesmo que surja uma aparente derrota, os sonhadores vêem naquele fracasso uma experiência vitoriosa a ser usada mais à frente com todo ardor. Sonhe, mas sonhe muito e sempre! Pois enquanto sonhamos, estamos lançando nesta bela terra as sementes mais lindas da vida. Deus sonhou, um dia, comigo e com você, sonhou com a nossa salvação e enviou Jesus. 
Acredite, ainda vale a pena sonhar! 






  LIÇÃO I     nº17
Restaurando a Qualidade de Vida
Texto:  Filipenses 4.4-8.
Introdução:
Como as pessoas encaram a vida? Como os cristãos encaram a vida? Você está de bem com a vida? 
Na carta ao Filipenses o Ap. Paulo, de dentro da cadeia, instruiu aquela igreja acerca da qualidade de vida, e as instruções dele são para os nossos dias.

Vejamos abaixo:

1. Alegria contínua.
“Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos” (v.4).
a. A alegria como um imperativo: “Alegrai-vos”. A palavra alegria aparece nesta carta nove vezes: 1.4; 2.2,17,18,29; 3.1; 4.1,4,10;
b. Alegria permanente, sem ingerir poções: “Sempre”. Independente das circunstancias;
c. O segredo da alegria: “No Senhor”. Fora de Jesus, isto é, sem o Espírito Santo, a alegria é ilusória. 

2. Viver Livre da ansiedade.
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (V.6).
Ansiedade é um derivado do medo, é o mesmo que angústia, incerteza aflitiva.
a. Tudo o que nos causa ansiedade devemos levar ao conhecimento de Deus, pela oração e súplica;
b. A ansiedade não traz soluções; veja o ensino de Jesus em Mt 6.27: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvodo ao curso de sua vida”.
c. Como enfrentar a ansiedade? Veja: Sl 23.1; 37.5; 55.22; 1 Pe
L.17
5.7; Mt 11.28;
 
3. Usufruir da paz de Deus.
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (v.7).
Uma condição de vida que todo ser humano almeja.
a. A paz é de Deus e não das pessoas; ela guarda os nossos corações. Veja: Pv 4.23; Jr 17.9; Sl 139.16,23.
b. A paz guarda a mente do ser humano e a mente guarda as emoções, por isso precisamos pedir a Deus que guarde sempre as nossas emoções.
c. O que podemos fazer para curar a mente? Mudar o padrão dos pensamentos: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (v.8).

Conclusão: Cristo é o segredo para uma vida feliz.