domingo, 25 de março de 2012

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E VIDA CRISTÃ


RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E VIDA CRISTÃ
Mateus 5: 38-41
“Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente”.
 “Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa. Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga por um quilômetro, carregue-a dois quilômetros.”

COMPORTAMENTO HUMANO – O comportamento humano pra ser entendido, precisamos saber quem realmente somos, a partir daí, podemos aprender conviver com todos.
QUEM É VOCE?
ACEITAÇÃO DOS OUTROS
a)    Aprendendo a aceitar os outros
Em qualquer grupo de amigos, estranhos em uma fila, subordinados e chefes, existem expectativas de comportamento mais ou menos definido e quanto, mais à relação social for fundamental para manutenção do grupo e da sociedade, maior dever ser a competência para administrar e sanar conflitos gerados pelas diferenças individuais. Já sabemos que gostos, opiniões, anseios bem próprios necessariamente as vezes desestimulam e inviabilizam as relações. É preciso respeitar a individualidade alheia. As diferenças movimentam, tornam dinâmicas e construtivas as relações, quando as aproveitamos para somar esforços e trocar experiências.

b)   SENTIMENTOS ESPONTANEOS
Temos alguns sentimentos que são a base de tudo, ou seja, eles podem tanto facilitar como dificultar as relações .
1.    SIMPATIA – quando você se agrada de uma pessoa por causa de suas características.
2.    ANTIPATIA – Quando você não se agrada de uma pessoa sem mesmo conhecer.
3.    EMPATIA – É a capacidade de se colocar no lugar de uma pessoa e ter a capacidade de imaginar o que ela sente quando passa por alguma situação.
·         LIDANDO COM AS EMOÇÕES
1.    O ser humano é regido constantemente por (03) três tipos de emoções:
v  MEDO – Posição de defesa e/ou ataque.(salmos 91)
v  ODIO _  Impulsiona a destruição (Prov 10:12)
v  AMOR _ Torna criativo ( I cor 13)

·         MUDANÇA
v  O desafio de mudar – O assustados na mudança é que ela ela nos deixa meios perdidos, atordoados;
v  Toda mudança tem o seu preço, porque traz o risco do desconhecido e inesperado.

·         MUDANÇA E RESISTÊNCIA
v  Na maioria das vezes  elas tentas andar lado a lado, porém, resistir à mudança significa provavelmente conseguir menos da vida do que conseguiria se resolvesse correr riscos.(Hb 7:12) (Ex 6:27-30)

“Mudar nossa maneira de agir e pensar muitas vezes se faz necessário”
REATIVO
Ø  Não há nada que eu possa fazer
Ø  Sou assim e pronto
Ø  Ele (a) me deixa louco
Ø  Tenho que fazer isto mesmo?
Ø  Eu não posso, sou incapaz.
Ø  Eu me recuso
Ø  Se eu pudesse... se eu tivesse
Ø  A culpa não é minha
Ø  O problema não é meu...

PROATIVO
Ø  Vamos achar mais alternativas
Ø  Posso ser mais flexível
Ø  Posso controlar meus sentimentos
Ø  Eu quero fazer isto.
Ø  Posso ajudar?
Ø  Se precisar me procurem
Ø  Eu tenho   /  Eu posso
Ø  Buscar alternativas

FRASES DESTRUIDORAS EM PROCESSO DE MUDANÇA
Ø  Nunca fizemos assim antes,
Ø  já experimentamos e não deu certo
Ø  Não vai dar certo
Ø  Não dispomos de tempo
Ø  Ainda não estamos preparados
Ø  Muito bom na teoria, mas na pratica...
Ø  Isso não é problema nosso
Ø  Só vai aumentar o trabalho
Ø  Vão pensar o que de nós?





  


Nenhum comentário:

Postar um comentário